A Capela do Espirito Santo, foi edificada no lugar do Terreiro, em Vila Verde, no ano de 1695. Segundo os registos, em 1758 estava arruinada e foi reconstruída entre os séculos XVIII e XIX. Nas suas imediações foi encontrada a célebre Ara Pré Cristã. Desempenhou no passado um função social caridosa de albergue e ajuda aos peregrinos e caminhantes, que por aqui percorriam os caminhos de santiago.
Segundo as memórias de Maria Moreira, carinhosamente conhecida como a “Tia Micas da Calçada”, habitante centenária da nossa Freguesia, durante a gripe espanhola de 1919 celebrou-se uma procissão a pedir ao Divino Espirito Santo a proteção do povo que estava a ser dizimado pela pandemia da gripe espanhola. Segundo consta, após esse ato de fê não padeceu mais ninguém na Freguesia e começou-se a fazer uma festa anualmente em honra do Espirito Santo, como forma de agradecimento, nesta capela.
Atualmente a capela é privada, mas é dinamizada pela Associação Vila Verde em Movimento que recita o terço nesta capela ao dia 13 de cada mês, e em todos os dias do mês de Maio e organiza as Festas em Honra do Espirito Santo, no fim de semana de Pentecostes. Para além do arraial, decorre também uma cerimonia religiosa com a tradicional “procissão dos tremoços”.
Aprecie a beleza deste monumento único na galeria abaixo, gentilmente cedida pelo fotografo João Paulo. Caso pretenda visitar este monumento deverá ter em conta que apenas se encontra aberto durante os horários das celebrações. Todavia, poderá contactar-nos para colaborarmos com o agendamento de uma visita em outros horários.