Com arquitetura religiosa seiscentista, esta igreja paroquial é de planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia, e acredita-se ser a igreja mais antiga de Castelo de Paiva. Tal longevidade é observável no seu exterior através da Cruz dos Templários, gravada na ombreira da sua porta. Durante muitos anos foi a Igreja principal da nossa Freguesia até à construção da Igreja de São Martinho. Atualmente não recebe celebrações eucarísticas, salvo em situações excecionais, todavia desenvolve um papel muito importante como capela mortuária, uma vez que a Freguesia ainda não dispõe de outro espaço para esse fim.
No dia 3 de Fevereiro comemora-se o dia de S. Brás, com uma celebração simbóltica. Todavia, é no primeiro Domingo de Maio que a nossa Freguesia celebra as grandiosas Festas em Honra de São Brás, que é a maior festividade local.
Aprecie a beleza deste monumento único na galeria abaixo, gentilmente cedida pelo fotografo João Paulo. Caso pretenda visitar este monumento deverá ter em conta que apenas se encontra aberto durante os horários das celebrações. Todavia, poderá contactar-nos para colaborarmos com o agendamento de uma visita em outros horários.